quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

CANCER DE BOCA-DR. JOSÉ ARTUR SGARBI-OTORRINOLARINGOLOGIA PONTA GROSSA

São tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares. O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o câncer de boca. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos. Além desses fatores não podemos descartar a irritação crônica causada por próteses mal adaptadas, dentes pontiagudos ou qualquer outro elemento que possa irritar a mucosa bucal de maneira contínua.
O cirrgião-dentista e o Otorrinolaringologista são profissionais capacitados ao diagnóstico precoce, fator primordial para a cura da doença.
O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.
Fonte:http://www.minhavida.com.br/saude/temas/cancer-de-boca

Nenhum comentário:

Postar um comentário